segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bolinhos pequenos da mãe





1 Kg de farinha
250 gr de açucar
250 gr de margarina

4 ovos

raspa de limão


Derrete-se a margarina no microondas ou em banho maria. Juntam-se todos os ingredientes (os ovos são inteiros) numa taça, até conseguirmos uma massa moldável, como plasticina. Fazem-se bolinhas pequenas com as mãos, dispoêm-se num tabuleiro e levam-se a cozer em forno já aquecido. Tirar do forno quando já estiverem lourinhos mas moles ainda, para não endurecerem muito quando arrefecerem.

Já percebi que consigo obter uma massa melhor com metade da receita e se juntar banha em vez de margarina e mais 50 gr de açucar do que aquilo que a receita sugere, ficam mais saborosos. São muito fáceis de fazer, despretensiosos mas eficazes. Com uma chávena de chá ficam fantásticos, a meio da manhã também servem para matar a fome. Escrevi a receita no meu caderno quando vim viver para o Alentejo. Desconheço o nome correcto deles. Dei-lhes este porque aprendi a fazê-los com a minha mãe e, em rigor, de quem eu me lembro de ver a fazer as bolinhas com as mãos é da minha irmã. Lembram-me a infância e o aconchego da casa materna. Sabem-me muito bem.

2 comentários:

Sara Grilo disse...

Quero meia dúzia!!!!
Também tenho uma receita idêntica da minha mãe, mas faço biscoitos.
Dantes era eu aminha irmã que moldávamos, letras etc. Já os fiz com a minha filhota mas usámos uns cortadores e é bem mais rápido, e ela também gostou de ajudar até quis levar para os amiguinhos da escola. a minha receita leva menos farinha e menos ovos.
os seus também devem ficar bons polvilhados com canela...
Bos semana
sara

Filipa disse...

Experimentei e adorei! Coloquei um link no meu blog sobre estes bolinhos! Pior é a minha dieta, não consigo evitar! :)
Beijinhos